terça-feira, 5 de abril de 2011

Aparelhinho Espião de Teclado - Existe?

Tem um e-mail circulando por aí, dizendo sobre um aparelhinho, que ligado ao teclado do computador, lê e grava tudo o que você digita:

Assunto: URGENTE - Olhe bem para esse aparelhinho 

Repare neste Aparelhinho
Veja-o muito bem!


Se você for a um cibercafé ou lanhouse ou usar o computador em hotéis.
Veja bem se encontra este aparelho instalado na traseira da máquina.




Novo dispositivo ligado no final do cabo do teclado do PC.

Este dispositivo guarda todas as suas senhas inseridas com as teclas quando utiliza o equipamento.
Pode ser usado em: cibercafés, exposições, hotéis e aeroportos, especialmente onde se utiliza Internet para entrar em contas bancárias

Este dispositivo armazena tudo o que for teclado.

Assim, examine o PC que você utilizar em sítios ou lugares públicos, e procure qualquer peça suspeita instalada por detrás dele, antes de utilizá-lo.

SEM ALARIDOS, ANTES DE QUALQUER RECLAMAÇÃO, CHAME DE IMEDIATO AS AUTORIDADES, pois a peça é facilmente removida. 

 
Por favor, reenvie a todos os seus contatos para avisá-los desta fraude.


O e-mail é enviado assim, mesmo, com todas essas cores e negritos (na verdade eu até tirei alguns negritos e cores, pois estava demais). A primeira impressão é de que o e-mail é falso. Vejam que ele tem praticamente todos os requisitos.

1 - Clássico final: manda você reenviar a todos os seus contatos.

2 - Usa de linguajar bem envolvente, faz alardes, diz até pra você chamar as autoridades. 

3 - Usa letras garrafais. O e-mail é até difícil de ler, por causa da quantidade de textos coloridos, em negrito, sublinhados e em letras grandes, tão grandes que você consegue ler até há certa distância do computador.

Mas esse e-mail trata-se de uma... verdade!!

Esse tipo de dispositivo tem o nome de keylogger ou espião de teclado. Eles são de diferentes modelos (para porta USB ou PS/2 - como na figura do próprio e-mail). Existem marcas diferentes e são vendidos pela internet. Eu achei alguns sites, numa pesquisa rápida. Brasileiros e estrangeiros.

Ou seja, qualquer um de nós pode comprar, sem nem sair de casa. 

Mas qual o objetivo (real) desse tipo de equipamento? 

Você pode acompanhar a movimentação de seus filhos no computador, mesmo não estando presentes o tempo todo. Você também pode monitorar os funcionários da sua empresa, por exemplo.

No caso relatado no e-mail, é claro que o uso é proibido. 

Não sei dizer se no caso do monitoramento de funcionários de uma empresa é permitido ou não. Tenho dúvidas. Já ouvi casos em que a utilização indevida de correio eletrônico empresarial foi utilizada para justificar demissão por justa causa, por exemplo. Mas no caso, não foi utilizado nenhum tipo de keylogger para mostrar à justiça. Portanto, tenho minhas dúvidas se no Brasil é considerado legal esse tipo de dispositivo em computadores de empresas.

Mas... O equipamento existe e realmente pode guardar tudo o que você digita.

Porém, vejam que o e-mail fala um monte de bobagens, também. Na verdade você não tem que ficar paranóico olhando atrás dos computadores de hotéis, cybercafés, nem nada do gênero. Afinal, o que esse aparelhinho faz, tem software que pode estar instalado no computador público que também faz. Ou seja, não é porque o espião de teclado não está conectado no computador público, que você está usando, que significa que você está livre de preocupações.

A verdadeira orientação é: em computadores públicos (hotéis, feiras, cybercafés, aeroportos, etc) nunca acesse nada que você precise colocar suas senhas particulares de acesso. E principalmente: nunca coloque sua senha de banco em computadores públicos!!

O acesso a sites de bancos deve ser feito exclusivamente de computadores que você conhece e que tem certeza que está protegido o suficiente (anti-vírus, anti-spyware, firewall, atualizações do sistema operacional e do browser em dia, etc).

Sendo assim, pessoal, tirando o fato das orientações do e-mail serem exageradas e até impróprias, visto que podem dar uma falsa sensação de segurança (caso o equipamento não seja localizado), esse tipo de dispositivo existe, sim. Portanto, esse e-mail...

É verdade!!

4 comentários:

  1. Gostei da matéria pois recebi um e-mail semelhante e vim averiguar na internet e encontrei sua matéria, muito boa por sinal. Está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. também fui procurar na internet a veracidade do e-mail que recebi e encontrei seu blog.
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. É gostei também eu nunca tinha ouvido falar na minha vida :-)

    ResponderExcluir
  4. Gostei, obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir